15 setembro, 2011

Experiência

Experiência pode dizer que essa palavra me faz imaginar uma situação que pode ou não dar certo, mas também digo que uma experiência de verdade só fica marcada na nossa memória se ela realmente significou uma mudança na nossa forma de pensar e de viver a vida, sendo essa experiência nos trazendo mudanças boas ou ruins. Assim que tivemos que relatar alguma experiência que nos marcou positiva ou negativamente, me vieram a memória algumas delas que aconteceram comigo.
              Uma experiência que considero positiva e que realmente marcou na minha vida, que me fez crescer como pessoa e até as pessoas mais próximas já comentaram que foi um fato que mudou o meu jeito de ser, foi quando fui morar com a minha ex namorada, há alguns anos atrás. Quando nos conhecemos namoramos cada um na sua casa, mas certo dia ela foi chamada para um emprego muito bom, mas que seria muito longe da sua casa, onde morava com seus pais, como estávamos muito apaixonados um pelo outro, acabamos nos mudando para um local mais próximo desse novo emprego, e que facilitaria para mim, que já trabalhava perto da nova casa, e para ela também pelo mesmo sentido. No inicio foi difícil para nos adaptarmos com a vida de casados, pois nos dois sempre moramos com nossos pais, mas aos poucos, fomos nos adaptando, crescendo, assumindo novas responsabilidades que antes não tínhamos e que agora teríamos que assumir juntos. Foi nesse período também que fui incentivado a voltar a estudar. Com certeza essa é uma experiência que foi muito boa, me fez crescer como pessoa, pude aprender a viver de outra forma, com outra pessoa, sempre que penso nas coisas que eu não fazia antes desse fato acontecer, eu vejo o quanto eu era dependente dos meus pais, hoje sei que se eu sair de casa novamente, estarei preparado para lidar com situações que a vida um dia vai nos apresentar.
             Mas também ocorrem em nossas vidas experiências que nos marcam pelo lado ruim, que nos deixam tristes. Uma vez, me ocorreu uma experiência muito marcante, minha família foi pega no golpe do falso seqüestro. Nesse golpe os seqüestradores simulavam esse fato pelo telefone, no dia em que eles ligaram para o telefone da minha mãe, dizendo que meu pai estava sob a custódia deles, aconteceu uma incrível conhecidência, meu pai tinha saído no exato momento em que o golpe foi dado. Se aproveitando do momento, os golpistas nos causaram a impressão que tudo era verdade, nos exigiram um depósito em dinheiro, no qual tive que dirigir o carro como se estivesse numa corrida para depositar a tempo, antes de matarem o meu pai. Depois que fiz o depósito, ainda tinha que resgatá-lo em um local determinado por eles, sem pensar, sai do banco da mesma forma como cheguei, dirigindo e infringindo todas as leis de trânsito que existem, no caminho o meu pai me ligou, ele já estava ao lado da minha família e já estava indo ao banco para tentar desfazer o depósito. Fiquei aliviado com a noticia, quando vi que ele estava bem nos abraçamos e choramos com tudo que tinha acontecido naquele dia. Eu vejo na TV o quanto esse e outros golpes deixam as pessoas com medo e até mesmo paranóicas com isso, minha mãe foi a que mais sofreu, teve que pedir licença e fez tratamento para poder sair de casa, ficou muito assustada com tudo que aconteceu. Sempre que me lembro disso fico muito triste, por que coisas deste tipo machucam as pessoas e deixam a impressão que a nossa sociedade esta tomada pela violência, nos fazem parecer que á qualquer momento algo ruim possa acontecer novamente.
              Essas foram duas experiências que me marcaram e me vem na memória, me trazem sentimentos sempre que vejo algo parecido. Existem também aquelas experiências que não são uma história de vida, às vezes elas são um breve momento, mas que nos marcam para sempre. Sempre que chega o verão me lembro de chegar na praia, sentar na areia e ficar mexendo ela com os pés, me lembro também do vento da beira da praia, de quando era criança e brincava com meus primos na areia.Me lembro também do dia em que meu cachorro que viveu comigo durante 16 anos morreu, sentei do lado dele algumas horas antes para me despedir, senti que naquele dia ele não iria mais levantar, lembrei de quando escolhi ele no meio de outros tantos vira-latas, quando ele morreu foi junto um pedaço da minha infância.
              Termino aqui meu relato, as experiências podem ser boas ou ruins não sabemos nos marcam de diversas formas, mas só essas que nos ficam vivas na memória, que conseguimos lembrar com detalhes às vezes até dos cheiros, são as que nos mudaram, essas irão nos fazer pessoas mais fortes e mais preparadas para a vida, nos encurtam caminhos e nos previnem de outros, fatos que guardaremos na memória para sempre.
Uma Experiência para Psicologia Educacional

Nenhum comentário: